Tenho ótima notícia para você que se culpa por ter deixado uma tarefa importante para depois, perdeu oportunidades….
Não é preguiça. É preciso buscar a causa que faz com que procrastine e que , muitas vezes, está tão escondida que passamos uma vida sem conseguir vê-la(s).
Procrastinar significa deixar para depois, adiar.
A “irmã’ da procrastinação é a autossabotagem: agir contra si mesmo, até mesmo de forma inconsciente.
Quem nunca se autossabota? Aquela atividade, tão importante para você e, mesmo assim, você a deixou passar, deixando para depois. Qual seria a razão?
E a dieta de emagrecimento? Segunda-feira eu começo. A culpa é da festa do final de semana onde eu não consegui resistir aos doces, massas e cerveja gelada.

Vivemos no modo “automático” do “tenho que” 100% do tempo, caímos em armadilhas diversas como a comparação com o outro, a medicação desnecessária, a oferta generosa e constante de produtos alimentícios calóricos que nos levam à compulsão pelos mesmos, nossas mentes aceleradas e pensantes ao extremo nos levam ao cansaço físico e emocional e, infelizmente, à doenças diversas do corpo e da alma.
Nosso nível de auto exigência e autocobrança chegou a limites máximos e, se não trabalharmos nossa flexibilidade, adoecemos em curto espaço de tempo. Vivemos uma pandemia de ansiosos e depressivos, jamais vista antes.
É fundamental buscar as causas das nossas ansiedades que nos levam à procrastinação e autossabotagem.
Como você se vê?
Você acredita em você?
Você “se banca” ou precisa do aval e aprovação do outro?
Estas são perguntas fundamentais que você pode fazer a si mesmo.
O que acontece fora de nós nos afeta e vice-versa. Fique atento, também, aos sinais quanto ao que você consome ( leituras, o que você assiste em TV, redes sociais, o que você ingere, como está seu local de trabalho e residência em relação à organização….). Podemos não perceber mas tudo isto nos afeta.
Momentos de pausa e autocuidados são vitais para você buscar seu equilíbrio que, consequentemente, fará de você uma pessoa mais saudável e produtiva além de mais feliz e leve. Buscar ajuda não é vergonha, ao contrário, é amor próprio e aos familiares e pessoas do nosso convívio porque se estamos bem, todos ao nosso redor, tendem a estar bem, também.
São 6 os pilares da saúde integral, relacionados ao estilo de vida e não apenas a alimentação saudável e exercícios, importantes, também:
– Sono de qualidade
– Exercícios físicos diários
– Alimentação adequada a cada pessoa
– Controle do estresse
– Vida social, lazer
– Propósito ( você vive para quê? O que te entusiasma? ) Saia do automatismo e encontre motivos.
